quinta-feira, 3 de maio de 2007

Portais de educação

O portal em menos de cinco anos era conhecido como máquina de busca, cujo objetivo era facilitar o acesso às informações contidas em documentos espalhados pela Internet. Portanto, um portal é um site na Internet que funciona como centro acumulador e distribuidor de conteúdos para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.
Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto, por vezes considerável, de áreas subordinadas com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório.
Os portais de educação facilitam o acesso à informação, permitem a integração entre as pessoas, levam informação de forma mais descontraída, pois muitas vezes vêem em forma de jogos e permitem a interação dos visitantes do portal. Uns dos exemplos, bastante conhecidos são: Teleduc e EducaRede.
O primeiro portal citado foi criado para propiciar a educação à distância, pois como o mercado pede uma constante atualização dos profissionais e a falta de tempo não permite participar de cursos convencionais, a educação a distância se tornou fundamental. Os alunos das universidades públicas e privadas também utilizam esses sites para outros fins. Segundo a Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha - Coordenadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED; Unicamp e Coordenadora do Projeto TelEduc* - Desenvolvimento de Tecnologia para EaD - IC-NIED/Unicamp. (Projeto primeiro colocado na categoria Pesquisa e Desenvolvimento ABED/EMBRATEL 2002), os estudantes utilizam as ferramentas do portal em auxílio às atividades presenciais. Por meio dele, é possível tanto disponibilizar conteúdos como estabelecer comunicação entre os participantes de um curso via fóruns de discussão ou sessões de bate-papo, por exemplo. Assim, o professor pode disponibilizar previamente materiais e conteúdos a serem abordados em classe. Já os alunos têm como esclarecer dúvidas e trocar idéias entre si, fora do espaço convencional de uma aula.
Já o segundo portal, gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições, tem conteúdos exclusivos, preparados por especialistas em diversas áreas, que apóiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores. É dotado de canais de cultura e informação, apoio à pesquisa, conteúdos sobre tecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativos especialmente criados para a troca de reflexões e de práticas educativas como: fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários, galeria de arte para exposição de projetos, comunidade virtual, oficina de criação coletiva de textos, além de espaço para contribuição de internautas em todos os canais.
Um outro modelo de portal é o http://www.edukbr.com.br/index.asp, que é coordenado por uma equipe pedagógica, sendo oferecido também gratuitamente tanto para professores quanto para alunos. São disponibilizados links que contribuem para o manuseio dos visitantes como: Celeiro de Projetos · Profs Online · Colunas do Portal · Oficina de Aprendizagem · Estúdio Web · Arte Manhas · Central de Comunicação · Mochila nas Costas.
E para navegar é muito fácil, bastando clicar em um link, por exemplo: Profs Online, fazer a sua pergunta e a equipe Edukbr ajuda você a encontrar a resposta. Portanto é só selecionar a disciplina e a série em que está cursando, preencher os dados pessoais e da escola, enviar e aguardar.
Assim, pode-se dizer que existem variações entre os portais educacionais hoje, dentre vários podem ser citados ainda o Escola24horas, o Klickeducação, o Edunexo e outros como o Terra e o Uol onde disponibilizam um espaço voltado à Educação.
Vê-se que alguns portais são exclusivos para as escolas públicas e outros para as privadas e são pensados para educadores, alunos e pais de diversas as idades.
Indubitavelmente o objetivo destes portais se resumem em contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escolas públicas e privadas, possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que a freqüentam.
Pode-se dizer que, a Internet provocou uma revolução na questão da utilização da informação na educação, principalmente pela sua grande capacidade de disponibilizar conhecimentos em formas convenientes como: textos, imagens e sons, além de poder promover uma nova modalidade de iteração entre seus usuários, sem ao menos a necessidade de sincronia temporal entre eles, em alguns casos.



Referências bibliográficas:

· http://www.miniweb.com.br/atualidade/entrevistas/Profa_Heloisa/profa_heloisa.html no obtida em 16 mar. 2007 02:06:20 GMT.
· http://www.edukbr.com.br/

· Esta é a versão em cache de http://www.educarede.org.br/ no G o o g l e obtida em 29 abr. 2007 19:13:50 GMT.



· http://www.miniweb.com.br/atualidade/entrevistas/Profa_Heloisa/profa_heloisa.html no G o o g l e obtida em 16 mar. 2007 02:06:20 GMT.

· de http://www.escola24h.com.br/ no G o o g l e obtida em 29 abr. 2007 15:16:57 GMT

· http://www.ig.com.br/paginas/klickeducacao/indexcobrand.html no G o o g l e obtida em 11 abr. 2007 09:10:50 GMT
Responsável: Sabina
















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