quinta-feira, 3 de maio de 2007

EAD e a Internet (depoimento da Professora Ofélia Mesquita)

NOTA DE AULA E MAPA CONCEITUAL
DEPOIMENTO DA PROFª OFÉLIA MESQUITA

Esta nota de aula foi construída do depoimento gravado em áudio, no dia 30 de abril de 2007, da Profª Ofélia Mesquita, Comunicadora Social e Especialista em Ensino à Distância. Atualmente, trabalha com a UFC Virtual e com o Núcleo de Ensino à Distância da UECE.

A UFC e a UECE trabalham com o ensino à distância da pós-graduação atualmente, inclusive, por meio da Internet com aulas semipresenciais.

Sobre a elaboração do curso:

EAD = educação midiatizada (distinção dos meios – neste caso o computador)
A educação usando o computador como ferramenta tem que deixar claro o que se quer, no caso da educação o interesse central é o projeto PPP, que é o “norte” do que se deseja (grande planejamento de um curso antes que se realize.

Ações realizadas pelo núcleo de trabalho da professora (UFC virtual)

- Acompanhamento do aluno

Ponto de grande importância é necessário um grande envolvimento de professores, e que estes entendam da mídia.
Equipe multidisciplinar que entendam das ciências da computação, de linguagens, linguagens para mídia, comunicadores, desenhistas, desenhistas gráficos, pedagogos, enfim, pessoas que se integrem em um grupo para trabalhar a EAD.
Os professores farão toda motivação do aluno utilizando vários recursos que o computador permite. Existem vários espaços para a realização dos cursos (ambientes virtuais de aprendizagem) e as universidades desenvolvem ambientes múltiplos para que se trabalhe cursos a distância.
Os professores farão o acompanhamento através de recursos.
Os alunos têm que ser alguém que forçosamente vai ter que participar desses ambientes, por meio de recursos SINCROMOS (em tempo real, como o bate papo) ou ASSINCRONOS (fóruns). No PPP desses cursos já se determina esse recurso.
Cada curso tem seus recursos específico, adequados em função dos aprendizes.

- Conteúdo do curso: Material didático específico para WEB

A grande diferença para os cursos presenciais é que na EAD a equipe que elabora o material está presente no desenvolvimento do curso proporcionando uma aproximação dos aprendentes, isto é, os professores de uma disciplina específica participam da elaboração do material didático, o que na educação presencial muitas vezes os aprendentes nunca conhecem ou tem aproximação com os autores.
Professor conteudista = coordena tanto a elaboração do material didático como o grupo tutorial. São professores que detém um conhecimento específico.
O material é pré organizado por quem detém o conhecimento, depois passa para um grupo que trabalha com a transição didática (quem passará do formato escrito para o formato WEB – que dá condição para incorporar outras linguagens)

Alguns erros a serem evitados:
Textos muito longos
Textos que utilizem muita barra de rolagem
Textos com uma linguagem acadêmica

É preciso ter uma perspicácia contínua de pensar no aluno distante. Ter todo um critério ao trabalhar com o conteúdo, manter a autoria do professor, manter o respeito ao que o professor estabeleceu e principalmente o respeito e dedicação ao aluno distante que vai se apropriar desse conteúdo da melhor maneira possível
Se propõe novos recursos, linguagem diferenciada, imagens em movimento ou estáticas, letras, simulações, e isso vai depender da realidade de produção de cada instituição.
Além de fazer a transição essa equipe conta com um suporte técnico que vai dar uma chance de desenvolver a imaginação ao trabalhar com esse material.
Após esse processo o material vai passar para um grupo de produção. Produção de navegação (WEB) que precisa prever o acesso do aluno e as suas condições de navegabilidade. “o vídeo tem um peso de navegação e se usa muito vídeo corre o risco de o aluno ter uma perda de material”.

-Gestão de curso

A quarta geração de EAD envolve uma interação entre pessoa/pessoa. (O que os meios de comunicação de massa não permite televisão e rádio).
Isso representa uma outra dimensão as COMUNDADES COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM. Trabalhando em teia – Maria Cândido Moraes e Pierre Levi
Os recursos síncronos e assíncronos proporcionarão de fato essa interação. Professor/aluno, aluno/aluno, aluno/professor.
As ferramentas em EAD não permitem que o aluno fique isolado, porque se ele não se integrar ele não permanece por si mesmo.
O aluno é convidado a participar, a interagir.


1996 – Fundada a Secretaria Nacional de Educação à distância. (vinculada ao MEC)

Nas revisões da EAD se pensa muito se esse modelo de educação de fato vai propiciar uma educação de qualidade. A maior crítica vem da transmissão por meio de comunicação de massa que não proporcionam uma interação.
A EAD como educação de segundo nível já está sendo desmistificada. As vezes há uma rejeição não só a educação à distância mas a educação tecnológica (que faz uso de tecnologias), porque nos temos a tradição a presencialidade. Isso pela imposição que as mídias realizam em nossa vida cotidiana, e estão em todos os níveis da convivência social, inclusive os níveis educativos.
As pessoas estão profundamente preocupadas em promover não só o acesso à tecnologia, mas uma tecnologia que tenha sentido em seu uso.

Alguns autores da atualidade falam de integração de mídia. O Brasil não é produtor de tecnologia, daí a importância dessa integração para proporcionar EAD. A escolha da mídia tem que ser em função do público. Podemos ter rádio, impresso, computador, televisão...
O material impresso continua sendo o meio mais utilizado para se fazer EAD.

José Manuel Morin da USP em um de seus textos diz que a EAD pode ser promovida em qualquer nível de educação. Ofélia Mesquita acredita que não, pois o aluno de EAD tem que ter um nível de autonomia já relativamente desenvolvida, precisa ter uma vontade muito grande de fazer o curso. Nós só procuramos um curso com determinados fins, devido às vezes ao mercado de trabalho. As crianças e adolescentes não tem esse nível de maturação necessário para o aluno distante. Nestes casos existem vários softwares e sites educativos específicos para ilustrar a aula, ou complementar a educação, mas isso não é EAD, mas um novo toque à presencialidade, apesar do tele-ensino.

A EAD não vem competir com a educação formal, mas complementar algumas lacunas que deixam a desejar.

Acessem!!

links:

http://www.youtube.com/watch?v=C2I9QZPbUbg

Responsável: Emanuela

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