quinta-feira, 3 de maio de 2007

Educação, internet e terceiro setor



Terceiro setor

§Primeiro setor: aquele no qual a origem e a destinação dos recursos são públicas, corresponde às ações do Estado;
§Segundo setor: corresponde ao capital privado, sendo a aplicação dos recursos revertida em benefício próprio;
§Terceiro setor: constitui-se na esfera de atuação pública não-estatal, formado a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum.

Definição de Salamon & Anheier

§ Formalmente constituídas: alguma forma de institucionalização, legal ou não, com um nível de formalização de regras e procedimentos, para assegurar a sua permanência por um período mínimo de tempo.
§ Estrutura básica não governamental: são privadas, ou seja, não são ligadas institucionalmente a governos.
§ Gestão própria: realiza sua própria gestão, não sendo controladas externamente.
§ Sem fins lucrativos: a geração de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organização. Estas entidades não podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes.
§ Trabalho voluntário: possui algum grau de mão-de-obra voluntária, ou seja, não remunerada.

A Lei 9.790
§Março de 1999
§Resultado de discussões do Conselho do Comunidade Solidária
§Criou a figura da “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP).
§Novos critérios de classificação, reconhecendo áreas antes não contempladas;
§Novas possibilidades no sistema de articulação entre privado e público;
§Possibilidade de remuneração dos dirigentes
Sociedade da informação
§“Nova Era, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades, antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, fundamentais e etc.”
§“Surge como o um novo modo de evitar a exclusão social e para dar oportunidades aos menos favorecidos.”

Inclusão digital

§Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a inserir todos na sociedade da informação.
§O objetivo é que toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento.
§Quem não estiver "incluído digitalmente" viverá sob uma limitação social importante, perdendo inclusive direitos garantidos à cidadania.

Inclusão digital no CearáGaragem digital

§Programa da fundação Abrink
§Laboratório de construção de sites
§Rede de Oportunidades - parceria com empresas


Inclusão digital no Brasil

§Programa Computador para todos (redução de impostos e financiamento de PCs)
§Casa Brasil (90 centros de alfabetização tecnológica e cidadania)
§Telecentros (1.000 centros de informática)

Linux e o Software livre

Linus Torvalds, principal criador do Kernel Linux
Laptop de 100 dólares
§One Laptop per Chil
§Desenvolvido pelo MIT
§Plataforma Linux
§Pode ser dobrado e utilizado como livro
§Em teste, no Brasil

Windows de 3 dólares

§A ameaça do software livre à hegemonia da Microsoft (9 em cada 10 computadores usam o S.O. Windows)
§Para a Microsoft, a longo prazo, a possibilidade de deixar essa novíssima geração de usuários ser seduzida por programas alheios constitui um grave risco.
§O pacote inclui Windows XP Start Edition, Office, Windows Live Mail, além de programas educacionais como o Microsoft Math 3.0 e o Learning Essentials.
Microsoft Learning Essentials e o “fim” do caderno
§Anotações com organização e facilidade nas buscas
§“Fim” do caderno e dos fichamentos

O “fim” da sala de aula?

§“Queremos acabar com a idéia de uma escola monótona. O aprendizado pode acontecer em qualquer lugar, não apenas na escola”, [...] “quando a criança vai para casa, nada impede que ela continue aprendendo” (David Cavallo, um dos diretores do projeto One Laptop per Child, encarregado de cuidar de negócios na América Latina).

Responsável: Cassiano Gadioli Cipolla

Nenhum comentário: