quinta-feira, 3 de maio de 2007

Educação no ensino superior: A internet em pesquisa acadêmica

O uso da Internet em pesquisa acadêmica

Introdução

Hipertexto: mais barato, mais rico e mais variado do que o livro de papel.
Vantagens: abrangência, custos, acesso internacional, facilidade de publicação.
Questões:
· mudança de práticas e cultura associadas com a publicação científica (maior resistência nas Ciências Sociais e Humanas)
· certificação de qualidade
· integridade e segurança das publicações
· percepção que a comunidade científica teria desta nova forma de comunicação
· implicações em processos de promoção e avaliação acadêmica.

A revisão por pares ( ferramenta de convalidação)

· árbitros (problema da escolha e problema do árbitro)
· disparidade entre critérios de avaliação
· sobreuso dos árbitros (principalmente quando cientistas importantes)
· pareceres: aceitação ou não, aconselhamento, sugestões, exigências de alteração, réplicas, tréplicas
· procura de revista menos exigente
· geralmente os artigos melhoram com a revisão
· quanto mais rejeição, mais prestígio da revista, portanto mais citações
· efeito Mateus (“A todo aquele que acredita mais fé lhe será dada em abundância; e daquele que não crê lhe será tirado”)
· na Medicina, a literatura precisa ser revisada
· conhecer os pares (participação em encontros)

Questões de integridade, legitimidade e privacidade

· proteção da privacidade
· novas e mais eficientes formas de fraude científica (copiar, fabricar dados, alterar dados de outros, manipular imagens ou disfarçar tentativas de engano depois que surgissem suspeitas)
· alteração do endereço
· limite de acesso
· preservar e manter a integridade da informação (caráter fluido)
· revisões sem aviso
· “desaparecimento”
· a revisão permanente faz desaparecer o processo da produção do conhecimento.
· o trabalho é mesmo o do autor?
· depósitos eletrônicos

Percepção das publicações científicas eletrônicas

· cultura científica
· serendipidade
· segurança do armazenamento eletrônico
· os mais velhos produzem e os mais jovens usam
· promoção e avaliação no ambiente acadêmico: o prestígio é menor, porém o cenário é promissor.

Exemplos de entidades importantes nas pesquisas

· CAPES URL: http://www.capes.gov.br
· CNPq URL: http://www.cnpq.br
· COMPÔS – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: www.compos.org.br
· FINEP URL: http://www.finep.gov.br
· FAPESP URL: http://www.fapesp.br
· ABNT, mais informações disponíveis na URL: http://www.abnt.org.br
· IBGE, outras informações disponíveis na URL: http://www.ibge.gov.br
· Catálogo de bibliotecas virtuais: http://www.cg.org.br/gt/gtbv/alfabetica.htm#A

Fontes

Revista FACIPE, Recife, v. 1, n. 1, out.-dez. de 2005, p. 39-51 <http://focus.edumed-ne.org/> Qualidade da informação nas publicações científicas eletrônicas na Internet: desafios e propostas (Publicado originalmente na revista Teoría de la Educación: Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, Salamanca, n.2, novembro de 2000.) Marcelo Sabbatini (Doutor em Teoria e História da Educação, Mestre em Comunicação Social, Máster em Ciência, Tecnologia e
Sociedade. Professor da Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE e membro efetivo do Instituto Edumed Nordeste.
Correio eletrônico: msabbatini@edumed.org.br)

Ursula Blattmann (Mestre em Biblioteconomia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Departamento de Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.). Ana Maria Delazari Tristão (Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo.) (INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA TÉCNICO-CIENTÍFICA NA ENGENHARIA CIVIL). <<http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=33>>

Considerando que a 'verdade' (ou melhor, as verdades - já que não existe apenas uma, nem mesmo a cientifica é absoluta...) é uma construção social, cultural, histórica etc, posso dizer, particularmente, que os dados encontrados na internet são menos críveis que os dados impressos, sobretudo porque os outros meios de aferição das informações se dão com maior eficácia, ou seja os livros, revistas, jornais entre outros, em sua grande maioria possuem autoria, o que, por vezes, valora a sua credibilidade já que as 'fontes' podem ser acessadas e verificadas, diferentemente da internet.

Quando falas "internet", é necessário, antes de qualquer outra coisa, reconhecer que se trata de uma "ferramenta" de natureza muito variada, não devendo ser considerada de maneira monolítica. Neste espaço convivem publicações virtuais muito diversas. Há publicações que possuem inclusive o ISSN, ao passo que outras não apresentam nem informações sobre seus autores. Há informações das quais constam referências bastante sólidas, ao lado de outras que não sabemos sequer a quem atribuir autoria. Em minha opinião este deve ser um critério a ser levado em consideração no trabalho com este tipo de fonte: se há referência sobre o autor, se pode ser atribuida autoria de alguma informação encontrada, não vejo por que não poder trabalhar com ela de maneira conveniente. O suporte especifíco da informação (se livro, revista, jornal, internet, etc...) não desacredita ou não uma informação, mas eu acho absolutamente necessário saber a quem atribuir cada informação. Se você sabe quem escreveu, onde escreveu e quando escreveu, não vejo razões que tornem essa informação diminuida em relação a outras obtidas em outros suportes. No mais, acho que a Internet pode ser tomada como objeto de estudo, como o livro, a revista... podendo e devendo ser problematizada.

Responsável: Aristides

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