quinta-feira, 3 de maio de 2007

Internet e apredizagem cooperativa

A contribuição da internet para a cognição e o aprendizado cooperativo (as bibliotecas virtuais, os sites de relacionamento e simuladores)

Ø Rompendo as paredes da escola:
· Cada vez mais a casa, ou qualquer outro lugar conectado à Internet, vai se tornar parte da educação e disseminação do conhecimento (Macluhan)
· Benefícios ao processo de aprendizagem:
a) Acesso a conteúdos didáticos; interação; processo cooperativo;
b) aprendizagem em tempo e local diferentes do professor e dos outros alunos;
c) aprendizagem não mais se restringe ao conteúdo organizado pelo professor em uma sala de aula. Aprendiz seleciona suas atividades educacionais, criando suas próprias oportunidades de educação (visão construtivista). Conhecimento autoplanejado, “quando e da forma que for conveniente para você”;
d) como se baseia na iniciativa, a aprendizagem se torna uma questão de exploração, descoberta e até de aventura;
e) conteúdo multimídia (possibilidade de comunicar de várias maneiras)
f)entretenimento (é pouco atrativo e interessante o site que não é animado e atualizado constantemente).
· Resumindo: a web permite escolha de conteúdo, tempo, recursos, feedback e uma variedade de mídias para expressar as diversas compreensões

Ø Bibliotecas virtuais
· O exemplo da Wikipedia:
(http://www.wikipedia.org/ e http://desciclo.pedia.ws/wiki/Página_principal)
a) Organiza 4 milhões de artigos em mais de 200 idiomas, inclui aí não só artigos, mas também vídeos, páginas de discussão etc
b) Usuário é aprendiz e colaborador (interatividade versus comunicação broadcasting);
c) comunicação assíncrona versus síncrona;
d) hipertexto e o fim da linearidade;
e) liberdade de escolha e sobrecarga de informações na rede (sensação de “perdido no hiperespaço”);
f) a questão da confiabilidade da fonte.
Webibliografia:
Livros catalogados por categorias e sub-categorias. Ferramenta de busca localiza por uma palavra do título ou nome do autor. Caso não encontre, peça o livro no fórum pedidos. Ex: http://www.dominiopublico.com.br/ e http://www.detonando.com.br/
Youtube, a imagem do momento:
(http://www.youtube.com/watch?v=C2I9QZPbUbg) -> somente áudio
a) Aprender ficou mais divertido, colorido e ainda tem som
b) Registro histórico – armazém da memória (Mais de 35 mil novos filmes a cada 24h. 30 milhões de vídeos são vistos por dia)

Ø Sites de relacionamento:
· Groupware – tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos, que podem variar em tamanho, localização física e composição.
· Comunidades se formam, reestruturam-se e se renovam continuamente, de acordo com o grau de cooperação entre seus integrantes e em função de seus objetivos. Renovação depende da motivação e resposta do grupo. Ex: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=29778364
· Mediador: facilitador. Funções de condução de discussões, sugestão e formulação de perguntas estimulantes, controle de conteúdos (netqueta).
· Ética e direitos autorais

Ø Simuladores
· Atribuição de tarefas que explorem o potencial de raciocínio.
· Assunção de papéis, vivenciando situações difíceis de serem realizadas de outra forma (realidade virtual)
· Área ainda carente mundialmente de pesquisas e análises de sua eficácia na aquisição de conhecimento. Problemas a se refletir.
· Aplicação de técnicas de simulação das diversas áreas do conhecimento facilita tanto assimilação de conteúdos teóricos, como permite a exploração de diversas situações que, na prática, não seriam tão viáveis por questão de custos ou riscos.
· substitui riscos e custos de experimentos práticos de laboratório
· Exemplos: RPGs, Star Wars DroidWorks, SimCity, Gilligan's Island etc
· A imersão proporcionada pela simulação ou pela realidade virtual não garante o raciocínio humano, mas prolonga e transforma a capacidade de imaginação e de pensamento comparativamente com a passividade proporcionada pela simples demonstração de vídeos ou animações sem interação (Lévy,1999).

Referências bibliográficas:
· LÉVY, Pierre . Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34, 1999.
· LUCENA, Carlos & FUKS, Hugo. Professores e aprendizes na web: a educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000.
Responsável: Karina

Nenhum comentário: