quinta-feira, 3 de maio de 2007

Mídia e Educação

A Internet como mediadora
no processo educacional

O tema "Mídia e educação: a internet como mediadora no processo educacional" nos remete a uma idéia mais ampla de que a ferramenta em questão é um meio de comunicação que extrapola o conceito de algumas linhas de pesquisa em Comunicação, mesmo com todas suas complexidades teóricas e epistemológicas ainda em discussão, em virtude da sua existência e de sua disseminação recentes. O ciberespaço criado pela internet condiciona e aponta a emergência de novos referenciais que interpretem e codifiquem seus significados sociais, políticos e culturais.
A internet traz uma nova perspectiva de espacialidade e uma nova temporalidade, além de um uso diferenciado e uma relação emissor-receptor diferenciada do que se houve falar nas teorias clássicas (como a Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt e a Semiótica). A internet, com sua fragmentação, sua virtualidade, apresenta novas relações entre os sujeitos e a sociedade, que se vê e se enxerga em rede, em casos em que há um fluxo dialógico, de mão dupla. Nela muitas vezes o emissor assume o papel do receptor, e vice-versa. É uma ruptura no sentido de uma nova epistemologia, de uma nova teoria do conhecimento.
Esse papel de incontáveis escolhas, esse universo de possibilidades de uso, de pesquisa e de apropriação, passa a integrar também a Educação como área de estudos e de ação. Tentar traçar um breve panorama geral da internet no processo educacional, como mediadora, como instrumento de uso crítico ou não, com suas ferramentas, com suas conseqüências sociais, com sua lógica própria, é o objetivo central de nossa reflexão. Como já apontamos, a internet atrelada à educação passaram a integrar uma linha de estudos recente. Constata-se isso, por exemplo, na escassa bibliografia disponível para o pesquisador ou estudante, que dispõe ainda de poucos títulos para consulta.
Vale salientar que a utilização da internet como fonte de estudos e pesquisas está na própria dinâmica de preparação e apresentação de nossa equipe. Grande parte das informações que circularam em grupo foi através de uso de correio eletrônico e de sistema de troca instantânea de mensagens, além de parte do desenvolvimento da apresentação de nossa equipe ter sido realizada através da rede mundial de computadores, como com este blog, com o uso de imagens fixas, de imagens em movimento, de sons e de textos, numa perspectiva interativa. Houve liberdade de cada um dos membros da equipe na construção do conteúdo didático de cada um dos tópicos do Mapa Conceitual, levando-se em conta, entretanto, que o desenvolvimento do texto não fugisse: ao tema central da apresentação, aos referenciais teóricos da disciplina, a abordagem assimilada por cada um até aqui e a construção teórica-metodológica compartilhada pela equipe. Desta forma, aqui você verá o resultado da montagem, com uma assinatura diferenciada de cada um dos oito integrantes, seguindo a ordem de apresentação em sala de aula.
Este é o mapa de navegação:
1) Apresentação e pesquisa teórica - Átila
2) EAD pela internet - Emanuela
3) Internet e aprendizagem cooperativa - Karine
4) Portais de educação - Sabina
5) Educação no ensino superior - Aristides
6) Internet e terceiro setor - Cassiano
7) Ética na internet - Nádia
8) Pesquisa empírica - Salvino

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